Queimados ganha cemitério ecológico

Um cemitério sustentável e alinhado com o que há de mais moderno no segmento funeral no país. Esses são alguns dos principais destaques do “Jardim Envida Rio”, empreendimento que foi inaugurado no último sábado (27), em Queimados, na Baixada Fluminense. A pétala de flor na região central do terreno de 32 mil metros quadrados, localizado na Estrada dos Caramujos, já indicava a preocupação central do negócio com a sustentabilidade. Ao todo, o cemitério terá espaço para mais de 18 mil sepultamentos, entre jazigos, gavetas e nichos.

Cerca de 1500 pessoas participaram do coquetel de inauguração do empreendimento, entre elas diversas personalidades políticas e do segmento funeral, como o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, o vice-prefeito Machado Laz, o ex-prefeito de Queimados e agora Deputado Estadual, Max Lemos, o presidente da Associação Brasileira de empresas e diretores do setor funerário, além de vereadores e secretários municipais.

‪O sistema de captação do cemitério vai provisionar as águas das chuvas em dois reservatórios com capacidade para meio milhão de litros de águas, que serão reutilizados para irrigar o gramado, jardins, árvores, lavar calçadas, ruas e abastecer as caixas d’ água dos vasos sanitários. A energia será proveniente da luz e do calor do Sol, os carros para cortejo ecológicos e os artigos de uso em geral biodegradáveis. A obra foi realizada seguindo rigorosas normas e padrões a fim de preservar o lençol freático, que ficará protegido a mais de 15 metros abaixo dos jazigos.

‪Os jazigos e as gavetas ficarão em espaços totalmente gramados. O material foi feito em ardósia riquíssima em calcário, o que permitirá o cumprimento do prazo de exumação em três anos. Mais de 100 empregos serão gerados, entre diretos e indiretos. Os preços para adquirir um espaço no local variam entre R$ 6 mil a R$ 44 mil.

De acordo com o proprietário da empresa Envida Rio, Adriano Castilho, a alta demanda por sepultamentos no estado foi fundamental para o grupo resolver investir na construção de um cemitério. Na Baixada Fluminense, há somente um cemitério particular: o Jardim da Saudade, erguido na década de 70, em Mesquita. “Fechamos um ciclo de vida com excelência, pois iniciamos com a venda de planos funerários, depois realizamos a assistência funeral quando o associado vem a óbito, fazemos a conservação dos corpos em laboratório de tanatopraxia, fazemos o velório com cerimônias fúnebres e religiosas, ornamentação e homenagens de coroa de Flores e, agora, também o sepultamento”, explica Adriano.

Já a proprietária Denise Castilho, esposa de Adriano, ressaltou que “o cemitério não foi idealizado apenas para sepultamentos, mas para valorizar a vida, preservando a história, a lembrança e memória daqueles que com o fechamento de um ciclo, nos deixam para entrar na história de nossas vidas. Um novo sentido a despedida, através do valor a vida”.

‪Aposta na modernidade e novidades no cerimonial

‪Ao todo, o cemitério conta ainda com quase 6 mil metros quadrados de ruas e calçadas, mais de 700 metros de nichos e capelas, são quatro salas para velórios com quartos privativos para repouso familiar, todos com ar-refrigerado, TV de 32 polegadas, frigobar, computador para acesso a lista de presença online e acesso ao wi-fi, uma sala para arrumação de corpos, banheiro masculinos e femininos e para cadeirantes, hall de acesso para as cerimônias, administração e atendimento a clientes, floricultura café com flores, guarita de acesso, projeto de paisagismo, irrigação, sinalização e localização dos lotes, jazigos, gavetas e nichos.

‪Além da questão da sustentabilidade e da infraestrutura, o quesito inovação será um diferencial do negócio, como por exemplo a chuva de pétalas de rosas na hora da partida acompanhada com o som do violino e o cerimonial personalizado que contempla entre coisas o som ambiente em cada capela e nicho.

‪Para adquirir um espaço no Cemitério Jardim Envida Rio, basta entrar em contato pelo site (http://www.envidario.com.br/jardimenvidario/) ou pelos telefones: 2663-4900/2665-1875.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s