Coletivo expande manifestações artísticas através de poesia e música

Incentivo ao despojamento artístico. Essa frase define o grupo Gambiarra Profana, que realiza trabalhos culturais na Baixada e no exterior.O grupo foi criado em 1999, em Belford Roxo,  na Baixada Fluminense, por Sergio-Salles-OigerS. Desde seu primeiro número já se apresentava como obra coletiva com publicação alternativa e distribuída gratuitamente, tendo o objetivo de informar, esclarecer e abrir espaço para o diálogo sobre questões sociais, culturais e para uma tomada de consciência sobre a condição humana enquanto seres históricos.

Com o passar do tempo o grupo foi expandindo e ganhando novos colaboradores. Atualmente conta com cerca de 25 pessoas. Um desses colaboradores, o Wagner Vieira, morador de Nova Iguaçu, conta que o grupo é muito presente em feiras literárias, escolas públicas e saraus, onde conseguem promover e divulgar suas obras e ter a aceitação do público de maneira bem significativa.

Hoje nós visitamos diversos saraus em diversos pontos do Rio.  Onde chamarem nós estamos indo. Participamos todo mês do Encontro de Poetas&Afins ali no cultural Bar, em Nova Iguaçu, onde fizemos uma leva de atividades culturais”, disse ele.

Em setembro o grupo fez parte do projeto Play For Change Day, movimento internacional de amantes da arte que aconteceu no Galpão 252, em Nilópolis. Na ocasião, artistas independentes de diversos seguimentos organizam atividades culturais para o público.

Para conhecer o trabalho do grupo é só procurar ‘Gambiarra Profana’, no Instagram, Facebook ou Youtube.

Folha Cultural Pataxó

Após um fortuito encontro conceitual, o seu segundo número passou a contar com a parceria da Folha Cultural Pataxó, que nesses 19 anos resultou em 16 zines onde foram publicados 82 poetas e 245 poesias, 36 livros, 89 vídeos e mais de 60 poemas musicados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s